domingo, 14 de outubro de 2007

Antes e... Depois!!

Tudo muda...todos os dias saímos a rua e ao darmos uma breve olhadela ao que nos rodeia apercebemos-nos que há sempre algo de novo. Um anúncio novo naquele placar que passamos todos dias, uma mudança de visual daquele colega que parecia tão direitinho...enfim , há sempre algo que muda!

Mas uma mudança benéfica é sempre aquela que procura um melhoramento, assim como aconteceu com a Roda dos Alimentos. . A antiga versão da roda apenas contemplava 5 grupos de alimentos, sem indicar as porções diárias em que deveriam ser consumidos.

I- Leite e derivados
II- Carne, peixe e ovos
III- Óleos e gorduras
IV- Cereais e leguminosas

V- Hortaliças, legumes e frutos


Com a evolução dos conhecimentos nutricionais, muito graças ao trabalho dos nutricionistas, trabalho esse que é cada vez mais essencial em todas as sociedades, o conceito da Roda dos Alimentos, criada em 1977 no nosso país, necessitava de acompanhar este crescimento da complexidade e qualidade alimentar. Assim, foi criada a Nova Roda dos Alimentos.

A nova roda é constituída por 7 grupos de alimentos. Para além deste facto, são evidenciadas nesta roda, as porções diárias recomendadas.

A água foi introduzida nesta Nova Roda dos Alimentos, assumindo uma parte central. Esta posição é devida não só à sua presença em todos os grupos de alimentos, como à sua importância e o seu consumo diário obrigatório.

Cereais e derivados, tubérculos- 4 a 11 porções
Hortícolas- 3 a 5 porções
Fruta- 3 a 5 porções
Lacticínios- 2 a 3 porções
Carnes, pescado e ovos- 1,5 a 4,5 porções
Leguminosas- 1 a 2 porções
Gorduras e óleos- 1 a 3 porções




ANTES...

DEPOIS...

1 comentário:

Anónimo disse...

fixe! isso é muito interssante! :D